Como Controlar a TPM?

domingo, 8 de abril de 2012

Dores de cabeça, no corpo, cólicas ansiedade e depressão. Ah e é claro, os inchaços e a sensação de que você é a mulher mais cheiinha do mundo nos deixam a flor da pele. Esses são só alguns dos sintomas desagradáveis da tão odiada, TPM , que são sentidos pela maioria de nós mulheres, entre sete e dez dias antes da menstruação.

Eu sofria muito desse mal. Perto dos "dias de vermelho" eu ficava doidinha, chorava assistindo propaganda de margarina e comia chocolate feito doida. Algumas mudanças no meu estilo de vida ajudaram bastante, mas honestamente não fizeram sumir os sintomas. Eu ainda tenho a TPM, mas mais amena. 



O que causa a TPM?

Para começar, o que afinal causa a TPM? Bom, apesar da TPM ter sido identificada há mais de 70 anos, ainda não se sabe muito sobre esta doença. Os especialistas ainda não foram capazes de determinar a causa exata da TPM, mas alguns fatores parecem estar relacionados ao desenvolvimento do distúrbio, tais como:

  • Alterações Hormonais: os níveis de estrogênio e progesterona se elevam do 14º até o 21º dia após a menstruação, e então começam a diminuir drasticamente. Acredita-se que muitos dos sintomas da TPM sejam decorrentes desta montanha-russa hormonal.
  • Alterações químicas: flutuações nos níveis de serotonina, um transmissor químico cerebral associado à estabilização do humor, também podem estar relacionadas ao desenvolvimento da TPM. Níveis muito altos de serotonina podem causar ansiedade, ao passo que níveis baixos podem causar depressão.
  • Dieta: alguns sintomas da TPM foram associados a deficiência de nutrientes como cálcio e vitamina A, E e B. Alguns alimentos, com sal, álcool e cafeína, podem contribuir para o desenvolvimento da TPM.
  • Outros fatores: a falta de atividade física aumenta o risco para TPM. Atualmente, sabe-se que o estresse não causa da TPM, mas pode acentuar seus sintomas.

Soluções simples que podem ajudar ajudar na prevenção de alguns sintomas
A TPM pode ser amenizada com simples mudanças na dieta e no estilo de vida:

  • Evite café, chocolate em excesso, bebidas alcoólicas e alimentos condimentados. 
  • Faça exercícios físicos aeróbicos, como caminhar rapidamente de 3 a 5 quilômetros por dia, três a quatro vezes por semana. 
  • Faça atividades lúdicas, para reduzir o estresse.
  • Consuma alimentos à base de soja, que têm efeito estrogênico.



 Funcionou muito bem para mim! Espero ter ajudado menias. Bijokas e boa sorte com a TPM...rsrs

1 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...