Compulsão Alimentar, Você está viciada em Comida??

sexta-feira, 13 de abril de 2012
Quem nunca devorou uns brigadeiros a mais nas festinhas infantis, ou se acabou no chocolate período da Páscoa? Excessos alimentares acontecem porque não comemos só para matar a fome, mas também para saciar o apetite. Mas fique atenta se as farras gastronômicas acontecerem mais de uma vez por semana, principalmente em momentos em que está sozinha. Nesse caso, é possível que elas possuam fundo emocional e patológico. Os sentimentos mais comuns apontados pelos comedores compulsivos são a ansiedade, a tristeza e a depressão. Identificar, compreender e controlar tais sentimentos faz com que o comedor compulsivo enxergue com mais clareza quem está com fome: o organismo ou a mente. A cura para as questões do lado emocional só virá com a aceitação do problema causador. 


Então como lidar com a compulsão e driblar situações em que a relação com os alimentos seja negativa?

Não fuja da comida
Evitar eventos com fartura à mesa vai fazê-la sentir-se excluída socialmente, um agravante para a depressão. Caso tema se descontrolar em público, divida o medo com alguém próximo. Certamente vocês encontrarão outras formas de passar o tempo que não seja atacando os quitutes (que tal contar quais são os planos para a viagem de férias?).

Programe as refeições
Além dos compromissos como reuniões de trabalho e consultas médicas, anote na agenda a hora de comer. Se possível, determine o que vai ingerir em cada refeição. Tal atitude diminui a ansiedade diante de todas as opções de alimento disponíveis.

Perdoe a si mesma
Lembrar-se constantemente de que você é humana e está sujeita a errar é o segredo para evitar que a tristeza e a culpa sejam um gatilho para comer demasiadamente. Ainda que tenha escorregado (muito) na dieta em uma das refeições, não pense que tudo está perdido. Dessa forma você evita o sentimento de impotência perante o seu objetivo e não coleciona mais um deslize

E fiquem atentas meninas, não ter o controle sobre a própria vontade seja de comer ou de qualquer outra coisa, não é saudável. Caso não consiga se controlar, busque ajuda, não sofra sozinha.

Assuma as rédeas da sua vida!

Os especialistas afirmam que não há cura para quem come compulsivamente, pois se trata de um problema crônico. Mas há alternativas eficazes para fazer com que um comedor compulsivo consiga controlar a vontade louca de comer, recuperar a autoestima e reduzir os sintomas da doença. “Pregamos que o tratamento precisa ser constante e multidisciplinar, focado na melhora da alimentação, na prática de atividade física e no acompanhamento psicológico”, afirma o endocrinologista Alfredo Halpern. “O uso de medicamentos deve ser aplicado apenas nas fases agudas”.

Acompanhamento nutricional
Anotar as porções do dia é uma forma prática de enxergar se está extrapolando ou se consegue manter um padrão de refeições a semana toda. A reeducação alimentar deve ser orientada por um especialista na área, que indicará o balanço de nutrientes necessários para evitar uma possível recaída, já que a carência de determinados nutrientes no organismo pode desencadear a fome excessiva.

Exercício físico
Atividades aeróbicas proporcionam um efeito calmante sobre os comedores compulsivos. E atuam em duas frentes: controlam a ansiedade e ajuda a perder peso.

Psicoterapia cognitivocomportamental e terapia em grupo
Dividir o problema com um profissional ou pessoas que passam pela mesma situação é uma forma de estimular o autoconhecimento, fortalecer a autoestima, controlar a ansiedade e preencher a sensação de vazio comumente relatada por quem está acima do peso.

Medicamentos
Qualquer substância deve ser indicada por um psiquiatra ou endocrinologista. As medicações mais utilizadas são os ansiolíticos (controlam a ansiedade e a tensão), antidepressivos (agem sobre substâncias reguladoras do humor, como a serotonina) e as anfetaminas (estimulantes e inibidores do apetite).

2 comentários:

Toaky - Agregador de Links disse...

Convido você a participar do mais novo agregador de links da web, o TOAKY.net mande seus posts e torne essa rede cada vez maior, para ter suas postagens na home é bem simples basta ser parceiro do site.

Atualizamos diariamente, não perca essa oportunidade.


NOVIDADE para os blogueiros de Plantão, agora no TOAKY.net você pode ver seu link cerca de 30 minutos depois de agregar na guia LINKS PARA AMANHÃ.

Você envia o LINK e ele é divulgado na hora, e no dia seguinte!


Toaky - Agregador de Links.
www.toaky.net

Eu tô aqui, e você?

Joker disse...

Vi o seu link em uma postagem do ocioso, pois é, eu tinha um blog e usava o ocioso como agregador, a politica para entrar é tensa, e demora uns 3 dias para aprovar sua link, e alem disso todos que pagam são mais favorecidos. Então, eu sou programador a 5 anos e resolvi fazer um agregador totalmente gratuito, que todas postagens parecem no topo, pois a cada recaregamento de página a ordem de postagens muda, e onde você mesmo gerencia seus links, ou seja, um portal de links que você gerencia, é fácil de usar, é so criar um conta em www.flowit.com.br/meuslinks e você já pode começar a utilizar, você pode postar quantos links quiser, é totalmente ilimitado, confira é comprove: www.flowit.com.bra

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...